Finanças e Investimentos para Designers Freelancers - Parte 2 [Quitando dívidas]

E aí, galerê!

Como prometido, ou nem tão prometido assim, vamos para a segunda parte sobre investimentos e finanças.

No post passado, que pode ser lido aqui no blog, falamos sobre que a vida de freelancer não é fácil e queria ajudar quem vive disso pra se organizar melhor.


Uma coisa que deixei passar na época, até por falta de consciência, mas que conforme fui amadurecendo, fui entendendo é que, muita gente não tem dinheiro sobrando pra simplesmente guardar, né?

Então, antes de prosseguir no assunto e antes até de fazer a sua Reserva de Emergência, o ideal seria que: se você tiver alguma dívida que consuma uma boa parte dos seus gastos, tente quitar ela. 

Essa deve ser sua primeira meta: quitar dívidas que te comprometem.





De que forma? A que ficar menos caótica pra você. 

Aqui abaixo vou colocar algumas opções e programas disponíveis que podem ajudar a quitar essa dívida de forma mais acessível.
Obs 1: Todos os tópicos estão com links que explicam melhor.
Obs 2: Sempre bom lembrar que, nada daqui é patrocínio, foi busca na internet mesmo.


1 - Programa Desenrola Brasil

Essa iniciativa do governo é uma mão na roda que permite a renegociação de dívidas de até R$ 5.000 para pessoas com renda de até 2 salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O programa oferece descontos médios de 83%, podendo chegar a 96% em alguns casos, especialmente para dívidas de cartão de crédito.


2 - Feirões de Renegociação (Serasa Limpa Nome e SPC)

Já ouviu falar dos feirões da Serasa e do SPC? Eles oferecem descontos de até 90% a 99% e quitar tudo de uma vez.

Esses feirões são ideais para quem tem múltiplas dívidas e deseja negociá-las em um único lugar.


3 - Renegociação Direta com Credores

Se sua dívida é com banco ou financeira, tenta ligar pra eles e pedir um desconto ou um prazo maior pra pagar. Muitas vezes eles topam reduzir os juros ou parcelar a dívida em mais vezes pra você não se enrolar.


4 - Utilização do FGTS (Saque-Aniversário)

Se você tem dinheiro no FGTS, pode usar o Saque-Aniversário pra quitar a dívida. Ele permite que você saque uma parte do seu FGTS todo ano, e dá até pra adiantar 12 parcelas de uma vez.

Você consegue verificar pelo app FGTS seu saldo e solicitar a modalidade aniversário.


5 - Planejamento Financeiro e Corte de Gastos


Além de renegociar, é essencial organizar o orçamento. Ferramentas como planilhas ou aplicativos de controle financeiro são ótimas para identificar gastos desnecessários e direcionar o máximo possível para o pagamento das dívidas.


Se você é uma pessoa que precisa, espero que alguma dessas opções te ajude a se organizar. Se você conhece alguém que precisa, compartilha!


Até mais, gente!


Comentários

Postagens mais visitadas