Entrevista com Everaldo Coelho




Everaldo Coelho é um dos maiores ícones do design lá fora, desde que eu vi os ícones de Cristal me tornei fã, ainda mais quando descobri que ele era Brasileiro. Everaldo tem trabalhado com ícone e interface por quase uma década, agora depois de ter fundado seu próprio estúdio de design ele dedicidiu que era necessário ir mais fundo e entrou pra a equipe de Design da Apple.

Fabio (Sasso) teve a chance de encontrá-lo em San Francisco Outubro passado e conversou um pouco com ele.

Você pode começar nos contando sobre sua formação/educação, onde você estudou, que cursos você fez, ou é autodidata?
Eu sou apaixonado por humanas. Desde cedo eu gos
tava de psicologia, especialmente psicanálise. Também comecei a estudar Teologia, mas eu não completei o curso. Eu tenho licenciatura em comunicação e design que me foi nada na minha experiência de trabalho, nunca fui a uma classe de design como estudante. Eu tive vários minicursos e workshops. Eu leio muito, e todos os dias.

O projeto Cristal te deu reconhecimento no mundo todo, certo? Você começou este projeto?
Sim, o cristal foi meu primeiro projeto sério em design de interface. O projeto se iniciou de forma muito simples, na verdade,nem mesmo como um projeto. Tudo o que eu queria era apenaspara personalizar o meu próprio desktop. Em 2000, eu me familiarizei com o Linux e logo depois em 2001 eu tenho umtrabalho no departamento de marketing da Conectiva (agora Mandriva). Os caras do Conectiva gostavam deles e me motivou a continu
ar o projeto que chamei de Cristal. Eles mais tarde tornaram-se os ícones padrão do KDE, que na época era o mais popular interface gráfica para Linux.

E quanto ao ícone do design, que fez emergir do projeto de cristal? Conte-nos um pouco sobre essa história.
Em 1999 eu comecei o meu primeiro trabalho oficial como ilustrador de livros infantis sob a editora Dom Bosco, em Curitiba. Não fui apresentado a um PC pela primeira vez e uma das minhas primeiras perguntas foi: "como faço para mudar este ícone amarelo?" Eu estava me referindo ao ícone da pasta Windows 95. Mais tarde, "ícone amarelo" tornou-se o nome do meu estúdio. Enfim, eu "brinquei" com ícones antes, mas era realmente com o Crystal que se tornou um trabalho sério.


Qual é o seu método de trabalho para um projeto de ícones? Você começa com alguns desenhos à mão livre? Quais os programas que você mais usa?
A parte mais importante de um ícone é a metáfora, e encontrar uma metáfora apropriada é, naturalmente, o primeiro passo. O próximo passo é criar um esboço simples. Costumávamos fazer isso com lápis sobre papel ou no Adobe Illustrator, mas agora Yellow iPads comprou para todos os criadores e usamos Adobe Ideas para isso. Depois chegamos a uma idéia conceitual, uma prévia é enviada para o cliente e uma vez aprovado nós vamos para a renderização final. Normalmente,os ícones em vetor no Illustrator e retocar no Photoshop. Recentemente eu estive testando desenhar os vetores reais diretamente no Photoshop, mas não estou certo de que este é um bom método. Eu também tenho testado o esboço na Pixelmator mas ainda é cedo para dizer o que penso.

E sua rotina diária, você acorda cedo, dorme tarde, faz algum esporte? Como organizar outras atividades junto com o trabalho durante a semana?
Morei em Londres por alguns meses, voltei ao Brasil a pouco, e agora estou me mudando para a Califórnia (eu estou dando esta entrevista no avião). Eu também estou deixando Yellow para se juntar à equipe de designers da Apple. Devido a todas essas mudanças, a minha rotina diária é, digamos, "confusa". Eu fazia musculação até três meses atrás e agora pretendo começar a voltar em San Francisco. Eu preciso perder peso. :D

Nós conhecemos de outros grandes artistas que trabalham com ícones, como John Hicks. Você gosta de seu trabalho? E quais são os outros designers que você admira?
John Hicks faz um trabalho fantástico, eu sou um fã dele. também muitos outros, mas eu prefiro evitar citar nomes para não correr o risco de ser injusto. Yellow tem alguns dos melhores designers que já tive o prazer de conhecer, e agora na Apple que conheci alguns caras realmente fantástico também. Também estou impressionado com alguns designers russos que eu vi no drible. Na verdade, o que está acontecendo na Rússia? Esses caras são incríveis! :)

E, finalmente, você está feliz com seu trabalho e com o que você faz? E como isso é importante em sua vida?
Eu amo meu trabalho, muito! Eu me sinto como um cara realmente abençoado por fazer o que gosto e ainda ser pago por isso. Tento dar valor as coisas que eles merecem. Eu não sou mais jovem e depois de algum tempo você aprende que as coisas que realmente têm valor na vida não são coisas em verdade em tudo.




Entrevista na íntegra e em inglês / Full interview in english.

Comentários

Postagens mais visitadas