ATL, BTL e Digital, o que são isso?

ATL, BTL e Digital. Já ouviu falar nisso e não soube o que era? É, eu também, aí achei um texto que explicasse o que significa.


Eu acho odiosa essa guerra de mundos. Isso já deveria ter perdido o sentido no Brasil, mas como a pergunta ficou no ar e como ainda não existem muitas agências realmente multidisciplinares, vou tentar descrever o que acredito que cada mundo tenha de bom:

ATL, representado por agências chamadas tradicionais (termo que já é considerado pejorativo). Os pontos fortes:
  • Branding: valorizam de verdade branding (e que sabem trabalhar direito quando o assunto é marca)
  • Estratégia: tirando as exceções, são nas agências tradicionais que encontramos bons planners e metodologias que valorizam o planejamento.
  • Criatividade: criatividade todo mundo vende, mas são as agências de ATL que valorizam e investem em criatividade, e por isso, as que ainda retém os melhores talentos neste aspecto.

BTL, representados por um punhado de agências de marketing direto, eventos, RP, design, entre outros. Os pontos fortes:
  • Relacionamento: agências tradicionais e digitais também trabalham relacionamento. Ok, mas conheça de perto o trabalho de uma boa empresa de marketing direto e você vai entender a complexidade do que estou falando.
  • Mensuração: sim, todo mundo mensura e hoje todos sabem o significado de ROI. Mas lembre-se, mensurar está no mantra de qualquer definição sobre marketing direto.
  • Tática: as ações que cumprem a estratégia. Quando um anunciante precisa montar um evento para 5 mil pessoas ou uma logística promocional complexa, são as agências de BTL que eles procuram.

Digital, representados pelas agências de web e novas mídias (como mobile). Os pontos fortes:
  • Interatividade: não preciso defender a importância disso hoje. Também não preciso explicar porque empresas digitais tem esse ponto forte em relação as outras.
  • Novas mídias: são as empresas digitais que estão mais abertas e capacitadas para explorar novas mídias e inovar sempre, até por característica inerente do meio que trabalham.
  • Novo consumidor: quem mais entende do novo consumidor é, por enquanto, quem mais se parece com ele.
  • Operacional: executar, controlar e gerenciar o que foi definido taticamente. Enquanto agências tradicionais tem tráfego, agências digitais tem gerentes de projeto de verdade há muito tempo. Também são as únicas que contém times inteiros voltados para produção, inclusive de sistemas complexos do ponto de vista tecnológico.

Texto tirado de: http://www.coxacreme.com.br/a-guerra-dos-mundos/

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