O que é UI Design e UX Design?


Gosto de postar aqui quando me surge alguma dúvida sobre alguma coisa relacionado ao universo do Design, pois imagino que essa dúvida possa surgir em outras pessoas também, ou talvez eu seja um pouco lesada, mas, enfim.

Há um bom tempo me surgiu a dúvida sobre UX Design e quando procurei na internet, veio o UI Design também e eu fiquei curiosa sobre esse assunto (tanto que comecei um curso sobre UX) e, hoje em dia, vejo que tem se falado muito, principalmente UX Design. Então vou dar uma resumida fácil aqui sobre os dois.

Pois bem, vamos começar pelo UI Design.


 orçamentos criativosUI Design é User Interface Design, ou Interface de usuário.


Como o nome sugere, ele se refere a interface que o usuário irá interagir, é a maneira como o usuário irá ter uma experiência e não a experiência em si. É a parte visível do objeto. Lembrando que não se trata apenas da aparência do objeto com que ele vai interagir.

Já o UX Design é User Experience Design, ou seja, Design de Experiência do Usuário.


Então, como o nome diz, UX é a experiência do usuário propriamente dita. É tudo o que afeta essa experiência. Independentemente do visual do objeto, projeto, dispositivo. É o seu comportamento. É descobrir como o projeto resolverá o problema do usuário.

Na imagem abaixo, gostei da ilustração sobre isso.



Mas não pense que o UX engloba tudo sozinho, ele apenas agrega, afinal, sem os outros elementos não há experiência do usuário, que é o seu foco.

Entendeu? Sim? Não? Marromeno? O que achou?!

Comentários

Postagens mais visitadas