Finanças e Investimentos para Designers Freelancers - Parte 1


Olá, galere!

Como sabemos, Designer freelancer pode não ter uma vida muito fácil, né? Isso porque, haverá meses onde teremos bons freelas, e outros, nem tanto, ou nem um pouco. Ou aqueles freelas que o valor cobrado nem compensa o trabalho feito.

E por que essa postagem é para freelancers? Não é exclusivo para freelancers, mas é uma forma de ajudar quem vive de renda incerta todos os meses. Mas nada impede que, quem tenha emprego fixo (como eu), não possam fazer o mesmo.

Vamos as prioridades financeiras:


Primeiro passo: a reserva de emergência!

PRA QUE SERVE? E POR QUE?

Como o nome diz, é uma reserva pra alguma emergência. Caso perca o emprego, tenha pouquíssima demanda, aconteça algo urgente que precise usar finanças, etc.. Ela é importante ser uma das primeiras coisas a ser feita.

QUANTO DEVO GUARDAR?

Se você trabalha registrado em algum lugar, pelo menos 6 meses dos seus gastos fixos. Se você é por conta própria, pelo menos 12 meses.
Você faz um cálculo dos seus gastos "oficiais" e fixos, pega esse valor e multiplica pelos meses que você se enquadra e o resultado é o valor que você precisa juntar.

No meu caso é de R$ 6.000 porque sou registrada e meus gastos então, em 2019, estava em torno de R$ 1.000.

Ah, mas isso não precisa ser de uma vez, ok? Pode ir juntando aos poucos.

ONDE GUARDAR?

Hoje temos opções bem mais legais. Ele precisa ser um lugar de fácil acesso, mas se puder render um pouco, melhor. 
Antes eu diria Tesouro Selic na lata, hoje eu posso dizer, por exemplo, a NuConta da NuBank, pois ela rende e você pode resgatar a qualquer momento. Ou algum outro banco digital com conta com rendimento.

Mas muito cuidado pra manter o foco de não gastar esse dinheiro que não seja emergência.


Depois disso, vem as metas.

Depois de ver sobre a sua reserva, você vai querer o dinheiro para quê? Quais são seus objetivos com isso? Apenas guardar a reserva pra alguma emergência ou quer viajar, ser rico, ser independente? Investir na carreira? Estudos? Pense nisso e escreva suas metas em um papel. Pode ser uma ou várias.


Independentemente de ter metas ou não, é importante ter uma reserva de emergência, sempre.

Feito isso, no próximo post vou falar os tipos de investimentos que podemos fazer que são seguros.

Comentários

Postagens mais visitadas